terça-feira, 10 de dezembro de 2019

QUESTÕES DE PROVA. DINÂMICA DAS RELAÇOES INTERPESSOAIS

QUESTÕES DE PROVA.


DINÂMICA DAS RELAÇOES INTERPESSOAIS.

 

 

1 - No processo de negociação, existindo um conflito, a figura de um terceiro profissional, imparcial em relação a questão dos participantes em conflito, pode facilitar o acordo entre as partes buscando acordos benéficos para ambos. Assinale a opção que indica a denominação dada a figura que promove esse acordo:

R: Conciliador

 

2 - Pessoas tendem a possuir visão diferente sobre o mesmo aspecto, o  que  pode  culminar em    conflitos, que  são  divididos  em  in ter nos  e  externos . Os conflitos externos são definidos em três tipos: interesse, de valores e de direitos. Sobre estes três tipos é INCORRETO afirmar: R: B)  Conflito de interesse refere- se unicamente à conquista de bens materiais.

3 - Outro modo de se comunicar é por meio da linguagem não verbal, que transmite a mensagem de forma                    eficiente. Le ia as alternativas abaixo e assinale a CORRETA.  R: A )  A  comunicação não verbal é a transmissão de uma mensagem por meio de gestos , expressões  faciais  ou corporais.  

4 -  Os conflitos podem ser classificados como internos e externo. Os externos atuam em grupos   de empresas e nas relações pessoais. Quanto ao conflito interno, é CORRETO afirmar que: R: B)  É constituído por meio de dissonâncias internas das pessoas.

5 - Na unidade   II da disciplina Dinâmica das   Relações   Interpessoais, foi apresentada a diferença entre a postura do líder e a postura do chefe. Com base nisso, relacione a Coluna A com a Coluna B.  R: A )  I -  1, 3, 6;   II  - 2, 4, 5.

6 - Leia atentamente as alternativas a seguir, relacionadas à solução de conflitos, e assinale a INCORRETA   
C)  O mediador é um terceiro neutro que facilita uma solução negociada por meio do emprego da emoção e da persuasão, mediante o estabelecimento de um contrato.

7 -  A comunicação verbal escrita exige análise do texto a ser exposto, tornando-se mais trabalhosa. Referindo-se a este estilo de comunicação, assinale a alternativa INCORRETA.  
D) A comunicação verbal-escrita é mais rápida e efetiva, pois o feedback é instantâneo.

8 - Refletindo sobre a utilização da visão estratégica analise se as afirmativas abaixo são verdadeiras ou falsas e, após, responda ao solicitado.   R:  D) As afirmativas II e III são verdadeiras.

9 - Sobre comunicação, é correto afirmar que quando a informação é emitida pelo emissor e decodificada de forma distorcida pelo receptor ocorre: R: C) Ruído de comunicação.

10 - A visão sistêmica é uma maneira de conceber   os   processos   de   um a empresa.  Em  relação a este Conceito, pode-se afirmar  que : R: B)  Tudo funciona como um grande sistema em que as partes envolvidas estão interligadas e são inter dependentes.

11 - Temos   abaixo alguns   conceitos vistos comumente  nas organizações.  Apenas numa das   alternativas o conceito NÃO corresponde a sua definição. Qual?
E) Comunicação consiste em colocar -se no lugar do outro, respeitando os limites e possibilidades do indivíduo.  

12 - Sobre   liderança, leia as   afirmativas   a seguir e defina V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s )     falsa(s ). Depois, responda ao solicitado. R: E) V , F, V .  

13 - No estudo da visão   estratégica, um item muito importante   é a identificação de objetivo s.  Dentre   as alternativas a seguir, qual NÃO trata de ações importantes no processo de identificação dos objetivos?  
D) Fazer renúncias e sacrifícios.

14 - Há duas   formas   de   comunicação   definidas:  a comunicação verbal   e   a não verbal.  Quanto   à
comunicação verbal,  assumem -se  dois   tipos :  a  comunicação  verbal- oral e   a  comunicação  verbal - escrita .  Qual das alternativas abaixo está INCORRET A quanto à forma de comunicação verbal?  
D)  A comunicação verbal-oral tem a desvantagem de ser mais trabalhos a do que a comunicação verbal-escrita, pois   exige elaboração prévia do texto.

15 - Nas organizações, conseguimos observar dois tipos de sub grupos: os formais e os informais. A seguir, há um a alternativa que NÃO se refere a um exemplo de sub grupo formal. Qual é?
A ) Sindicato de classe.

16 - Para melhor compreensão dos conflitos nas empresas, os mesmos foram divididos em cinco estilos de administração de conflitos interpessoais. Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta um deles. R: A )  Estilo permissivo.

17 - Há duas formas   de comunicação definidas:  a comunicação verbal   e a não verbal.  Quanto   à
Comunicação verbal, assumem-se dois tipos:  a comunicação verbal- oral e   a comunicação verbal - escrita.  Qual das alternativas abaixo está INCORRETA quanto à forma de comunicação verbal?
D)  A comunicação verbal-oral tem a desvantagem de ser mais trabalhos a do que a comunicação v erbal- escrita, pois exige elaboração prévia do texto.

18 - iundos de ruídos observados na comunicação (entre pessoas ou setores). De acordo com a matéria estudada, das alternativas abaixo, qual apresenta a melhor definição de ruído na comunicação?
E) Ruído de comunicação é quando a informação é emitida e decodificada de forma distorcida pelo receptor.

19 -  Nas organizações, conseguimos observar dois tipos de sub grupos :os formais e os informais. A seguir, há um a alternativa que NÃO se refere a um exemplo de sub grupo formal. Qual é?
A )  Sindicato de classe.

20 - O líder exerce papel fundamental nas organizações. Algumas características como imparcialidade e empatia são fundamentais para lidar com conflitos. A seguir, apenas uma alternativa NÃO corresponde grupo/coletivo. R: B) Posicionamento definido: o líder não pode ter comportamentos e atitudes duvidosas, ele deve ser inflexível no processo de tomada de decisões.

21 -  O homem, conforme dito, é um ser social, que busca, ao longo de sua existência, interagir com outros, atuando em sociedade. Broxado (2001) diz que para que estes grupos sejam formados num processo de seleção natural, é necessário que tenham: R: c) afinidades e preferência


22 - É possível dividir liderança em três estilos. Assinale a alternativa que os apresenta. R: Autocrática; Democrática; Liberal.

 

23 - A Administração de Recursos Humanos utiliza três formas de estimular o processo motivacional de um funcionário para agregar valor ao trabalho, dentre elas:

R: delegar tarefas que permitam ao funcionário atingir também seus objetivos pessoais

 

 24 - Recentemente numa indústria química, Jorge, supervisor da área de produção se viu diante de um desafio, precisava de um grupo para gerir um projeto de qualidade importante para a empresa. desta forma escolheu dentre seus 25 funcionários, os seis considerados de alta performance. Sua escolha foi baseada nas avaliações de desempenho dos colaboradores e também em sua necessidade primordial, Jorge tem pouco tempo para gerir o grupo, eles precisam ter muita alto-gestão. Considerando a atitude de Jorge, qual seu estilo?

R: B) democrático

 

25 - De acordo com a Teoria de Dois Fatores de Herzberg, analise. 

b) II, IV

 

26 - No estudo da visão estratégica um item muito importante é a identificação de objetivos. Dentre as alternativas a seguir qual não trata de ações importante no processo de identificação dos objetivos?

R: C) Desvincular a vida profissional da vida pessoal, ou seja, separar o estilo de vida da profissão escolhida".

 

27 - Para melhor compreensão dos conflitos nas empresas, os mesmos foram divididos em cinco estilos de administração de conflitos interpessoais. Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÂO apresenta um R: c) calmo.

 

28 - Qual das alternativas a seguir retrata uma situação em que o conflito seja benéfico? R: E) Quando os dois lados percebem o ganho com a situação

 

29 - A revolução industrial foi fundamental para o surgimento das empresas modernas. E verdadeiro afirmar que ela nos proporcionou: I. Substituição do artesão pelo operário especializado. II. Concentração populacional nos campos, com significativos deslocamentos diários de pessoas para trabalhar nas cidades. III. Surgimento dos sindicatos representando a classe proletária. Qual a sentença correta?

R: "B) I e II".

 

30 – característica que não faz parte de um processo de negociação no contexto organizacional:

R: Alternativa D, uma das habilidades de negociação é a utilização de critérios subjetivos para a negociação. 

 


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