Com o objetivo de demonstrar o tipo de conhecimento explicitado, posto aqui o PIM 2.
UNIVERSIDADE
PAULISTA – UNIP EAD PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE
TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA - RELATÓRIO PIM II
NOME: Jaqueline
Andrade Rocha RA: 1903809
INTRODUÇÃO.
A Gerência Regional de Saúde de
Pirapora (GRS/ Pirapora) é um órgão da Secretaria de Estado da Saúde de Minas
Geais e tem como função oferecer suporte técnico aos municípios sob sua
jurisdição. Estes municípios são Pirapora, Buritizeiro, Ibiaí, Lassance, Ponto
Chique, Santa Fé de Minas e Várzea da Palma. Possui e oferece os serviços de:
armazenamento e distribuição de medicamentos especiais, imunobiológicos,
vacinas, kit teste rápido para Hepatites, teste reação de Montenegro, análise
laboratorial de triatomíneos e técnicos operacionais de suporte aos municípios.
Atende ao usuário do SUS (Sistema único de Saúde) com a dispensação de
medicamentos especiais pelo Programa de Medicamentos Estratégicos. Além disso,
realiza junto aos municípios de sua jurisdição ações de Atenção Primária em
saúde, Vigilância epidemiológica, Vigilância sanitária dentre outros.
Elaboramos este trabalho, com
metodologia de pesquisa bibliográfica, análise da legislação SUS vigente que
rege o funcionamento dos serviços de saúde em todo pais, livros e manuais
técnicos. Onde destacamos a forma de aplicação na organização Gerencia Regional
de Saúde de Pirapora, os conceitos e aspectos mencionados na disciplina de Economia e Mercado, Matemática Aplicada, e Recursos materiais e Patrimoniais.
1.
ECONOMIA E MERCADO.
A Gerência Regional de Saúde de Pirapora é uma instituição
pública da administração direta do Governo do Estado de Minas Gerais, sediada a
Rua Rio Grande do Sul, 1225, Bairro Santo Antônio, Pirapora, Minas Gerais.
Foi inaugurada em 01 de abril de 2004, têm por finalidade
garantir a gestão do Sistema Estadual de Saúde na Microrregião de sua
abrangência, assegurando a qualidade de vida da população.
As Gerências Regionais de Saúde são identificadas por
Resolução do Secretário de Estado de Saúde, respeitados o número e a
localização estabelecida em legislação. (Redação alterada pelo Decreto nº
44.155/2005).
A organização da Gerencia Regional de Saúde de Pirapora é
estruturada por núcleos temáticas, que
são:
Núcleo de
Gestão:
Coordenar e
executar as atividades relativas à execução orçamentária, financeira,
logística, recursos humanos e tecnologia da informação dentro da instituição.
Núcleo de
Vigilância Sanitária:
Fomentar,
monitorar e avaliar as ações de vigilância sanitária na microrregião de
abrangência.
Núcleo de
Regulação:
Coordenar as
ações de regulação em saúde, controle e avaliação dos sistemas municipais
hospitalares e ambulatoriais de saúde.
Núcleo de
Atenção básica à Saúde:
Implantar,
monitorar e avaliar as ações de atenção à saúde na região. Programa de saúde da
família.
Núcleo de
Redes em Saúde:
Assessorar os
municípios para implantação da estratégia de redes em saúde, como redes de
atenção à saúde mental, dentre outras.
Núcleo de
Epidemiologia.
Implantar,
monitorar, e avaliar as ações epidemiológicas e controle de doenças na região.
Subdividida em três áreas de atuação, que são respectivamente, núcleo de
Informações Epidemiológicas, Imunização, Laboratório de Entomologia.
Núcleo de
Assistência Farmacêutica.
Dispensação
de Medicamentos utilizados em doenças raras, padronizados pelo Ministério da
Saúde, cuja dispensação atende a casos específicos
No modelo de
mercado intitulado de concorrência perfeita, supõe-se que há muitos
consumidores e muitas empresas, todos de tamanho reduzido em relação ao mercado
como um todo. Há a suposição, ainda, de que há uma simetria de informações no
que tange aos preços, ou seja, de que todos dispõem de informação perfeita
sobre os preços cobrados por todas as empresas e que não há nenhum tipo de
cooperação entre as empresas.
No entanto
externalidades afetam de forma positiva ou negativa o funcionamento das
economias, existem necessidades sociais de produtos e serviços que muitas vezes
devem ser sanadas pelo governo.
Existem
determinados bens e serviços que socialmente tem alto custo de produção, baixo
retorno financeiro, dentre outros fatores, que justifica a existencia de
monopolios naturais.
O monopolio
natural está presente em boa parte da vida das pessoas e são, no geral, bens
públicos. Se difere do monopolio comum, que é visto como maléfico para a
economia.
Baumol &
Willig (1981) definem um monopólio natural, onde um único produtor apresentará
maior eficiência econômica. Segundo Shirota (1996), no caso de produto único, a
economia de escala existirá quando uma unidade de custo de produção diminuir de
acordo com o aumento no nível de produção. Randall (1987) afirma que serviços
tipicamente providos por agências públicas ou regulados pelo estado possuem
essas características de monopólio natural.
Assim, quando a
máxima eficiência produtiva exige a presença de um produtor único, o o governo
deve garantir que empresas não utilizem seu poder monopolista tanto para gerar
lucros excessivos, quanto para restringir quantidade e qualidade dos serviços
providos. Braeutigam (1989) afirma a que caracterização de uma indústria como
monopólio natural é o principal argumento econômico para uma regulação e
organização de um setor.
Nesse contexto,
a Gerencia Regional de Saúde exerce papel saneador das necessidades, pois em
sua área de abrangencia é a única instituição com a função e responsabilidade
de fornecimento de vacinas e imunobiológicos para a população.
Nos sete
municipios de abrangencia da Gerencia Regioanl de Saúde de Pirapora, não há
nenhuma clínica, ou qualquer tipo de empresa que forneça vacinas, reagentes e
imunoglobulina à população, mesmo para aqueles que desejam pagar por esse
produto.
Dessa forma,
podemos dizer que nessa instituição, ocorre monopolio natural dos serviços de
distribuição de vacinas e imunobiologicos.
2.
RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
As empresas,
para desempenhar o papel a que se propõe, necessitam alocar recursos
que lhes permitam executar todas as suas atividades. Esses recursos são os
mais diversos, dependendo do setor da economia, natureza das atividades, se
indústria, comércio ou prestação de serviços.
Esses Recursos podem
ser classificados como materiais, patrimoniais, humanos, financeiros e
tecnológicos.
Os recursos patrimoniais dizem respeito à prédios,
instalações, escritórios, veículos, máquinas e equipamentos utilizados na
produção, e distribuição de bens ou serviços.
Os recursos materiais se referem às
matérias-prima, materiais de expediente, produtos acabados em estoque
e demais materiais auxiliares.
Os recursos humanos são as pessoas alocadas, com a
capacitação específica e conhecimento tecnico adequado a cada área da
organização.
Os recursos financeiros são os meios que impulcionam
financeiramente o negocio. Exemplo: dinheiro em caixa, saldo emcontas
bancárias, reservas em aplicações financeiras e outras.
Podem ser recursos próprios, advindos dos sócios
fundadores, ou provenientes deempréstimos ou financiamentos junto ao
mercado financeiro.
No caso de instituições públicas, esses recursos
advem da arrecadação que o governo faz da população atraves de impostos, taxas
e outros.
Por fim, os recursos
tecnológicos têm a sua face mais visível nos recursos de informática e softwares
nas atividades administrativas ou de produção, entretanto está presente em
inovações em máquinas e equipamentos.
No caso particular da empresa analisada, a Gerencia
Regional de Saúde de Pirapora, todos esses tipos de alocação de recursos estão
presentes, resguardadas as devidas proporções de sua natureza de atividade.
A Gerencia Regional de Saúde de Pirapora, conta com prédio próprio desde a sua
fundação, tem modernos equipamentos em suas instalações funcionais.
No quesito recursos materiais conta com estoque
adequado de matérias, materiais de escritório, materiais de limpeza e
outros materiais auxiliares.
Seus recursos humanos são admitidos conforme
inciso II do artigo 37 da Constituição Federal de 1988, que determina:
II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação
prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, ressalvadas as
nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e
exoneração; (Artigo 37, inciso II da CF de 1988).
Devido sua natureza de atividades, relativas a
saúde pública, os concursos públicos são realizados para profissionais com
curso superior de area especifica da saúde, salvo os casos dos cargos em
comissão de livre nomeção e exoneração do Governador do Estado de Minas Gerais.
Todo recurso finaceiro para operacionalizar as
atividades e descentralizado do Governo do estado de Minas Gerais, atraves da
Secretária de Estado de Saúde.
2.1
Administração de Materiais
A administração de materiais tem
por objetivo controlar os fluxos de compras, recebimento, controle de
qualidade e estoques, otimizando a utilização racional dos insumos e materiais
auxiliares, zelando pela qualidade dos produtos e serviços comercializados.
A Gerencia Regional de Saúde possui ferramentas de gestão na área de
administração de materiais.
Existe sistema de informação que gerenciam estoque dos imunobiologicos,o SIPNI, Sistema De Informação Nominal Do Programa
Nacional De Imunizações, gerenciado pelo Núcleo de Epidemiologia.
O sistema é na modalidade WEB, ou seja funciona 100% online, sendo
alimentado em tempo real por todos operadores.
Esse sistema gerencia todo estoque de imunobiologicos existente na
Gerencia Regional de Saúde de Pirapora, e os estoques dispensados para os
municipios de sua jurisdição.
Cada municipio da jurisdição da Gerencia Regional de saúde de Pirapora,
atraves de suas secretaria municipais de saúde, armazena seu proprio estoque
para atender diretamente a população. A cada dose de vacina aplicada, as
unidades de saúde realizam lançamento no sistema, que automaticamente alimenta
as informações de estoque, sendo visualizado pelo gestor do sistema na gerencia
regional de saúde, o quantitativo de doses aplicadas, perdas, e necessidades de
reposição de estoque de cada municipio.
O núcleo de Assistencia Farmaceutica, gerencia estoque de medicações, para
esse estoque e dispensação, existe um sistema de informação especifico, o Sistema de
Informação em Assistência Farmacêutica (SIGAF), instituido pela Resolução SES
Nº 3.184, de 20 de Março de 2012 que atende as particularidades desse
produto.
No núcleo de gestão onde os
departamentos de recursos
humanos, transporte, financeiro, almoxarifado de material de escritório e
informática, e compras se localizam, utilizam sistema integrado de gestão
Prodemge. Sistema que gere todas as funções administrativas, contábeis e
financeiras do governo do estado de Minas Gerais.
Todas
as entradas, saídas de materiais, abastecimento de veículos, saída e entrada de
veículos, compras na modalidade pregão eletrônico e demais atividades de gestão
financeira, são controladas e executadas via sistema Prodemge.
3. MATEMÁTICA
APLICADA
As funções matemáticas e seus respectivos gráficos nos permitem
prever comportamentos e calcular variáveis
que auxiliam na tomada de decisões.
No segmento de mercado em que a Gerencia Regional de Saúde está inserido,
o uso da matematica aplicada é fundamental para calculo dos objetivos e metas
determindas pelo Ministerio da Saúde, no tocante ao attendimento ao usuário
SUS, sistema Único de Saúde. Existem metas pre determinas pelo Ministério da
Saúde no tocante a cobertura vacial, com o objetivo maior de erradicação de
doenças imunopreviniveis.
O indicador de cobertura vacinal representa um importante instrumento para
a tomada de decisão nas diferentes esferas de gestão, uma vez que somente com
coberturas adequadas é possível alcançar o controle ou, manter em condição de
eliminação ou erradicação as doenças imunopreveníveis sob vigilância.( Ministério da Saúde Secretaria de
Vigilância em Saúde Brasília - Outubro – 2015)
Deste modo, subsidiados pelo adequado lançamento das informações no SIPNI,
a gerencia Regional de Saúde de Pirapora, tem informações para realizar os
calculos de coberturas vacinais de seus municipios de sua jurisdição.
Para realizar esses
cálculos, observamos na Gerencia Regional de Saúde o uso intensivo de planilhas
Excel, principalmente pela necessidade de construção de gráficos para
evidenciar o cumprimento ou não das metas.
As despesas com combustiveis, diarias e
passagens, materiais de informatica e escritorio, são calculadas anualmente
pela Gerencia Regional de saúde de Pirapora, e aprovadas pela Secretaria de
Estado de Saúde.
É necessario que todo fim de ano, o orçamento para o ano sequente seja
calculado, para isso o uso da matematica aplicada é imprencidivel, pois um
calculo mal feito poderá ocasionar em desabastecimento. Esse calculo é feito
baseado nas medias dos gastos no ano aterior.
Graficos com variaveis de gastos com combistiveis, diarias e passagens de
servidores, e gastos com todos materiais são feitos e analisados pelo Nucleo de
Gestão.
4. CONCLUSÃO
Pretendemos
com este trabalho, dentro dos temas abordados, apresentar de forma
simplificada, as características detalhadas da instituição selecionada, para
que todos possam entender e visualizar a metodologia e abordagem da empresa
nestes assuntos.
Avaliamos
como ponto forte dessa organização o uso adequado das ferramentas tecnológicas
na gestão de materiais. Todas as ferramentas disponíveis são amplamente usadas.
Por
se tratar de instituição pública, subordinada ao governo do Estado de Minas
Gerais, está sujeita a crise econômica nacional, o que provoca no momento, uma
escassez de recursos logísticos e de materiais de escritório.
As
atividades da instituição Gerencia Regional de Saúde de Pirapora são
diversificadas e complexas, necessitando de um número muito maior de páginas
para descrever com maior minúcia, mas acreditamos que com esse trabalho,
conseguimos fazer compreender dentro das disciplinas abordadas o que se faz
necessário.
Conseguimos
ilustrar com riqueza de detalhes, um descritivo satisfatório que esclarece qual
a forma de trabalho da empresa.
Estamos
certos de que com as visitas à empresa, as análises no sentido administrativo,
neste trabalho, atingiram nosso objetivo.
REFERÊNCIAS
BAUMOL, W.J.; WILLIG, R.D.
Fixed costs, sunk costs, entry barriers, and sustainability of monopoly. The
Quarterly Journal of Economics, v.96, n.3, p.405-431, 1981.
BRAEUTIGAM, R.R. Optimal policies
for natural monopolies. In: SCHMALENSEE, R.; WILLIG, R.D. Handbook of
industrial organization. New York:
North-Holland, 1989. v.2, p.1290- 1346.
BRASIL.
Ministério da Saúde, Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Brasília
- Outubro - 2015
BRASIL. Câmara dos Deputados centro de documentação e informação - Constituição
da República Federativa do Brasil – 1988.
MINAS GERAIS, Resolução SES Nº 3.184, de 20 DE Março de 2012.
RANDALL, A. Resource economics: an economic approach to
natural resource and environmental policy. 2.ed. New York: John Wiley &
Sons, 1987. 434p
SHIROTA, R. Efficiency in
financial intermediation: a study of the Chilean banking industry. Ohio, 1996. 138p. Dissertation (Ph.D.) – The
Ohio State University.
44.155/2005, DE 19 de Maio de 2005 - 05/2005 Assembleia Legislativa de Minas Gerais
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